website templates free download




CURSO DE GESTÃO E DIGITALIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO DO PACIENTE:

NOVAS PRÁTICAS, LEGISLAÇÃO E DESAFIOS
Incluindo a Nova Lei 13.787 de 27/12/2018 (Digitalização de prontuários), e o Decreto 9.637 de 26.12.2018 (Política Nacional de Segurança da Informação)

É hora de modernizar a gestão de prontuários da sua instituição!

A Lei nº 13.787, de 27 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio de prontuário de paciente, traz um novo cenário para os arquivos das instituições de saúde. Trata-se de uma oportunidade de modernização e redução significativa, senão total, do uso do papel. Mas, para isso é necessário cuidados, implementação de um rigoroso programa de segurança da informação, de preservação digital, dentre outros aspectos que garantam a autenticidade, fidedignidade, compliance e segurança. É necessário também a análise da custo-benefício da migração do suporte, bem como identificar o que de fato necessita ser digitalizado, reduzindo assim os custos dos projetos. Ações técnico-administrativas, como constituição de comissões, aquisição de softwares, treinamentos, entre outros. Esse curso tem como cerne estas e outras questões que permeiam o Prontuário do Paciente. Trata-se de oportunidade única com um dos mais reconhecidos especialistas de digitalização do Brasil!

Confira a agenda de 2019 na sua cidade (1º semestre)

Inscrições abertas - Vagas Limitadas – Matricule-se já! 

OBJETIVOS DO CURSO

Capacitar profissionais que atuam ou desejam atuar com prontuários do paciente, em suporte papel, híbrido e digital, em arquivos médicos, same’s, a partir de técnicas modernas e ferramentas atualizadas da área;

Apresentar legislação atualizada para prontuários em suporte papel e digitais;

Demonstrar o prontuário do paciente como elemento fundamental do atendimento, no ponto de vista legal, técnico e científico;

METODOLOGIA

O curso abordará conceitos, legislação atualizada, tendências, novas ferramentas e práticas no que tange a gestão do prontuário do paciente. Serão realizados estudos de casos, práticas com digitalização em scanner profissional disponibilizado no treinamento, na elaboração de projetos de implantação de um serviços de arquivo médico, além de exercícios.

PÚBLICO ALVO

Profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar em SAME’s, arquivos em geral e serviços de assistência à saúde na área administrativa.

Módulos

Módulo 1: 

SAME

- Teorias, evoluções e diferenças de Arquivo Médico, SAME e Centro de Documentação Médica;

- SAME / Arquivo Médico: funções, planejamento, funcionamento dos serviços;

- Recursos humanos e estruturais de um setor de arquivo de uma instituição de saúde.

Módulo II: 

Prontuário do Paciente

- Conceitos e evolução;

- Deveres e Direitos dos pacientes e das Instituições de saúde;

- A mudança de concepção dos prontuários e a relevância da documentação na Era Digital;

- Conteúdo, composição e suporte de armazenamento dos prontuários;

- MIT-Saúde Multidisciplinaridade, Inter e Transdisciplinaridade do Prontuário do Paciente.

Módulo III: 

Legislação e normatizações

- Aspectos legais: nova legislação Lei 13.787 de 27/12/2018 (Digitalização de prontuários), e o Decreto 9.637 de 26.12.2018 (Política Nacional de Segurança da Informação); Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018; Portarias do CFM sobre Prontuário do paciente e segurança da informação; Lei de Acesso à informação 12.527, PL Marisa Letícia (vazamento de informações em prontuários), PL 7920 (digitalização de documentos), entre outras;

- Conflitos de pensamento dos órgãos de regulamentação (CFM x Conarq);

- Regras básicas para obtenção de ISO 9001:2000 e Acreditações hospitalares.

Módulo IV: 

Tecnologias aplicadas aos prontuários dos pacientes e aos arquivos das instituições de saúde

- ePEP & eSaúde – conceitos e tendências

- Novas tecnologias aplicadas aos Arquivos e Prontuários médicos: GED, prontuário eletrônico e a gestão informatizada dos acervos da área de saúde

- Segurança da Informação

- Digitalização de prontuários: aspectos técnicos e legais – práticas com scanner

- Implantação de um eSAME (Same digital): premissas e requisitos – elaboração na prática de projeto

- Acesso e preservação do prontuário do paciente

- Certificação digital

Módulo V


- As necessidades dos profissionais que trabalham nos SAME’s;

- Perfil e competências para os profissionais da informação de saúde;

- Sensibilização das unidades de saúde para a preservação da documentação/informação médica;

- Novos desafios.

AGENDA DE CURSOS DO SEMESTRE 2019.1

  • Rio de Janeiro – RJ - 21 e 22/02/2019
  • Brasília - DF - 04 e 05/04/2019
  • Recife – PE – 25 e 26/04/2019
  • São Paulo – 09 e 10/05/2019
  • João Pessoa – PB – 30 e 31/05/2019
  • São Luiz – MA – 27 e 28/06/2019
Mobirise

INSTRUTOR

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

PABLO SOLEDADE DE ALMEIDA SANTOS 

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação, Especialista em Administração Hospitalar com ênfase em Gestão de Serviços, Bacharel em Arquivologia. Foi Conselheiro do Conarq – Conselho Nacional de Arquivos (2007 a 2011). Ex-Chefe do SAME-MCO-UFBA – Serviço de Arquivo Médico da Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (2005-2010) e arquivista do Hospital Espanhol em Salvador-Ba(2001-2003).

Atualmente é empreendedor, instrutor de cursos presenciais e online. Responsável técnico especialmente na área de saúde, em projetos de digitalização e organização de documentos em grandes volumes e em especiais formatos.

Alguns projetos realizados: Detran (responsável técnico pelo projeto com 18 milhões de digitalizações e microfilmagem), Olodum, CREA-SE, CREA-ME, Instituto de Olhos Freitas, Hospital Alberto Antunes –AL, Maternidade Climério de Oliveira, Casa da Moeda do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil – BNB Fortaleza, Esporte Clube Vitória, Tribunal de Justiça, entre muitos outros.

Possui experiência de 20 anos em projetos arquivísticos de consultoria em gestão de documentos físicos e eletrônicos, diagnósticos, elaboração de instrumentos (manuais de arquivos, plano de classificação e tabela de temporalidade), palestrante em diversos eventos, como 1. EDOC, nas edições de Salvador e Rio de Janeiro, 2. III Congresso Nacional de Arquivologia, 3. III Simpósio Baiano de Arquivologia, entre outros. Proferiu cursos sobre arquivos médicos, arquivos técnicos, digitalização de documentos, para diversas instituições como: Universidade Federal da Bahia, ICG, Associação dos Arquivistas da Bahia, Phases Arquivos, entre outras.

Foi Presidente da Associação dos Arquivistas da Bahia(2005 a 2009), Diretor do Sinarquivo (Sindicato Nacional dos Arquivistas (2009 a 2011), Co-fundador da Enara – Executiva das Associações Profissionais de Arquivologia.

Investimento

R$ 865,00 Primeiro Lote
Mobirise

Realização: Informind Treinamentos

Contatos: 71 99298-9008 (whatsapp)